terça-feira, 9 de novembro de 2010

                     A Lenda da Via Láctea 


 A VIA-LÁCTEA era imaginada como o caminho para casa de Zeus\Júpiter. Era também considerada o percurso desordenado da corrida de Faetonte pelo céu, enquanto conduzia o carro do sol. Os povos Nórdicos acreditavam que a VIA-LÁCTEA era o caminho seguido pelas almas para o céu.Na Escócia antiga era a estrada prateada que conduzia ao castelo do rei do fogo.Os índios primitivos acreditavam que a VIA-LÁCTEA era o caminho que os espíritos percorriam até às suas aldeias, no sol. O seu caminho é marcado pelas estrelas que são fogueiras que os guiam ao longo do caminho.




Resumo

A Via Láctea era um caminho no céu que originou várias lendas. Muitos povos acreditavam no acesso que esse conjunto de estrelas dava ao  sobre natural


   Bernardino Machado
Apresento, de seguida, uma figura importante na implantação da república de Portugal, Bernardino Machado. Esta actividade de escrita surge nas aulas de Língua Portuguesa no âmbito das comemorações do 5 de Outubro da nossa escola.
    Bernardino Machado era magro, tinha uma testa larga e poderosa. O seu olhar penetrante e o seu sorriso frio ensanchavam-se num rosto magro e fino. Aqui reinava um grande bigode e uma barba que parecia algodão.
    Era vaidoso e tinha uma maneira muito elegante de vestir. Este homem rico vestia muito bem.
    Não se esquecia dos mais desfavorecidos sendo autorista e generoso. Exigente na escrita e na pontuação.
    Bernardino Machado era cavalheiro e delicado. Bernardino machado é um exemplo de pessoa a seguir em relação á sua maneira de ser.