terça-feira, 7 de junho de 2011

Intertextualidade Temática

Este trabalho surgiu no âmbito a disciplina de língua portuguesa. Quando estudamos o livro 6 contos de Eça de Queiroz recontados por Luísa Ducla Soares.

Texto A

Texto B

Texto C










“A Aia”


“Agarrada ao punhal, gritou:
- Salvei o meu príncipe. Agora vou dar de mamar ao meu filho
Completas

A meu favor tenho o teu olhar
testemunhando por mim
perante juízes terríveis:
a morte, os amigos, os inimigos.

E aqueles que me assaltam
à noite na solidão do quarto
refugiam-se em fundos sítios dentro de mim
quando de manhã o teu olhar ilumina o quarto.

Protege-me com ele, com o teu olhar,
dos demónios da noite e das aflições do dia,
fala em voz alta, não deixes que adormeça,
afasta de mim o pecado da infelicidade.

Manuel António Pina, in “Algo Parecido Com Isto, da Mesma Substância”














































Intertextualidade Formal
A texto narrativo / contos de Eça de Queirós, recontado por Luísa Ducla Soares
B texto poético/ com quatro estrofes do poeta Manuel António Pina
C texto icónico



Pontos de relação semelhantes e diferentes:
Os 3 textos são diferentes na forma. O texto A é em prosa, o texto B é um verso e o teto C apenas usa a imagem.Todavia, o texto A e B usam linguagem verbal ao contrário do C que tem uma linguagem não verbal.
Intertextualidade temática
A suicídio
B suicídio
C suicídio



Pontos de relação semelhantes e diferentes:
Todos os textos têm como tema o suicídio. No texto A, é a Aia que se mata para ir encontrar o seu menino que já tinha morrido.
No texto B, nota-se nas palavras-chave: “temíveis”, “demónios”, “aflição” e “fala em voz alta” que o sujeito poético está num            momento que pode levar a uma tragédia, a um suicídio. Todas estas palavras podem-se relacionar com o que aconteceu á Aia no final do conto!
A imagem do texto C diz-nos que os 2 textos (A e B) dizem-se por palavras.  

Um comentário:

Alexandra disse...

ora bem, tenho a dizer que tens um blog muito intresante devias era colocar maís imagens :)